terça-feira, 10 de abril de 2012

Cinco mil agricultores prometem ocupar prédio da prefeitura de Quixeramobim


Quixeramobim - política
Motivados pela carência de chuvas nesses 100 (cem) dias de 2012, agricultores familiares de 180 (cento e oitenta) assentamentos da reforma agrária do município de Quixeramobim, liderados pelo MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e o STR – Sindicado dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Quixeramobim, preparam-se para ocupar nesta terça-feira, dia 10 de abril, a sede do poder executivo municipal, em busca de alimentos, água potável e trabalho na zona rural.
A situação é de extrema dificuldade para quem vive da agricultura; a maioria dos açudes está com a recarga abaixo do necessário para suportar este ano de estiagem.
As lavouras, que foram semeadas a partir de fevereiro, dia 18, quando ocorreram as primeiras chuvas, foram dizimadas por pragas de lagartas e a sequidão, por conta da falta de chuva. A Ematerce distribuiu neste ano, cerca de 100 toneladas de sementes selecionadas entre os agricultores familiares.
De acordo com os índices de chuva apresentados pela Funceme, Quixeramobim é o município onde as chuvas caíram com menor intensidade em todo o estado, não ultrapassando os 250 milímetros nos 100 dias, o que a essas alturas, já é o suficiente para decretação de seca verde.
Lideranças do MST estão reunidos, a qualquer momento estaremos postando mais informações a cerca da situação de emergência em Quixeramobim. Cerca de 5.000 (cinco mil) agricultores devem participar da ocupação e manifestação.

Leia, também, no Blog do Crisanto Teixeira