GEOGRAFIA


Clima

O município está inteiramente localizado na região de clima tropical quente semi-árido com chuvas de fevereiro a maio. A temperatura média anual de 27 °C, com pluviometria média anual ser de 838 mm. A região de Ibaretama está sujeita à ocorrência de secas severas.

Hidrografia e recursos hídricos
A maior parte do território municipal está na bacia do rio Piranji, que banha o município, e uma pequena parte está na bacia do rio Sitiá. O maior reservatório é o Açude Macacos, construído sobre o leito do riacho dos Macacos, com capacidade de 10.320.337 m³ e concluído em 2007. Outros riachos são: Santa Clara, Mororó dos Cavalos, Salgadinho e Bonfim.

Relevo e solos
Na maior parte do município o relevo é plano ou de suaves ondulações com altitudes inferiores a 200 m. Possui um maçiço residual chamado Serra Azul que atinge altitudes superiores a 700 m. O tipo de solo predominante na porção sul-leste são os argissolos, que são solos profundos, nas demais partes do município os platossolos e neossolos, que são solos rasos e poucos desenvolvidos.

Vegetação

Caatinga arbustiva densa na maior parte do território e floresta caducifólia espinhosa, ou caatiga arbórea, nas áreas mais elevadas da serra Azul.

Subdivisão

O município tem quatro distritos: Pedra e Cal, Nova Vida, Oitícica, Piranji.