ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS


A maior concentração populacional encontra-se na zona rural. A sede do município dispõe de abastecimento de água, fornecimento de energia elétrica, serviço telefônico, agência de correios e telégrafos, serviço bancário, hospitais, hotéis e ensino de 1° e 2° graus.
A partir de Fortaleza o acesso ao município, pode ser feito por via terrestre através da rodovia Fortaleza/Capistrano/Quixadá/Ibaretama(CE 60 - Rodovia do Algodão/BR 122) ou Fortaleza/Pacajus/Chorozinho/Ibaretama(BR 116/BR 122). As demais vilas, lugarejos, sítios e fazendas são assecíveis(com franco acesso durante todo o ano) através de estradas estaduais, asfaltadas ou carroçáveis.
A economia local é baseada na agricultura: algodão arbóreo e herbáceo, banana, milho,feijãomandioca, cana-de-açúcar e castanha de caju; pecuária: bovino, ovino, caprino, suíno e avícola.
Outra fonte de renda é extarativismo madeiras diversas para produçµão de carvão vegetal, madeira de lenha e construção de cercas, além do estrativismo da oiticica ecarnaúba. A arte artezenal de redes, bordados, chapéus-de-palha, couro e outros.