segunda-feira, 12 de março de 2012

OPORTUNIDADES NO ESTADO

Oferta de emprego avança 7,6%.


Clique para Ampliar
Mais de 129 mil vagas de trabalho foram ofertadas pelo Sine/IDT no Ceará no ano passado. O resultado de 2011 já é reflexo da ampliação e instalação de novas empresas na Capital e Região Metropolitana
FOTO: ALEX COSTA
A quantidade de oportunidades de emprego oferecidas no Ceará pelo Sistema Nacional de Emprego/ Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Sine/ IDT) no acumulado de 2011 foi 7,63% superior ao que foi disponibilizado em igual período do ano imediatamente anterior. O número saltou de 120.439 vagas ofertadas, entre janeiro e dezembro de 2010, para 129.636 em similar intervalo do ano seguinte. O Sine/IDT explica que todas esses postos de trabalho foram captados junto às empresas que procuraram os serviços prestados pelo órgão. "O processo é o seguinte: captamos as vagas nas empresas, ofertamos ao público e encaminhamos os trabalhadores cadastrados para o preenchimento dessas vagas", explica a assessoria de comunicação do Sine/ IDT, que é uma unidade da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento do Estado (STDS). Desse volume, 54.491 vagas foram disponibilizadas na Capital cearense (42,03%) e 35.366 em sua Região Metropolitana (27,28%), totalizando 89.857 postos de emprego na Grande Fortaleza, o mesmo que 69,31% do todo. Para o Interior, em 2011, foram oferecidas 39.779 oportunidades. A participação da região foi de 30,69% de tudo o que foi captado pelo Sine/ IDT ao longo de todo o ano passado.


Novos empreendimentos

Segundo o coordenador da região metropolitana do órgão, Diego Bacelar, a chegada de empreendimentos tem fortificado essa tendência de elevação na oferta de vagas de trabalho.

"O resultado de 2011 já é reflexo da ampliação e instalação de novas empresas na Capital e Região Metropolitana, em virtude de grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014, e os investimentos no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Temos boas perspectivas também para 2012, ainda por conta destes eventos", analisa.

As profissões mais disponibilizadas no ano passado pelo Sine/IDT foram alimentador de linha de produção; operador de telemarketing; segurança de eventos; costureira a máquina; costureira da confecção em série; motorista categoria D; servente; pedreiro; vendedor; auxiliar de escritório; recepcionista; garçom; zelador de edifício; vigilante; porteiro; almoxarife; inspetor da qualidade; técnico de segurança no trabalho; operador de caixa; repositor de mercadorias; costurador de calçados; carregador e descarregador de caminhão; cozinheiro; auxiliar de cozinha; operador de máquinas; mecânico de máquinas industriais; mecânico de máquina de costura; ferreiro armador; soldador; e marceneiro.

Mais informações:
Nas agências do Sine/ IDT espalhadas pelo Estado, nos sites
www.sineidt.org.br e www.maisemprego.mte.gov.br ou pelo telefone: (85) 3101-5500

ILO SANTIAGO JR.
REPÓRTER