quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

CLÁSSICO-REI: TJD garante torcida do Fortaleza




Clique para Ampliar
NATINHO RODRIGUES
O presidente do TJD-CE disse considerar uma "temeridade" a possibilidade de haver tricolores misturados à torcida rival no domingo
Segundo o presidente do Tribunal, o acordo firmado entre clubes e FCF fere o regulamento da competição.

Depois de várias reuniões e estudos sobre a garantia de segurança para os torcedores que comparecerão aos dois próximos clássicos entre Ceará e Fortaleza no Presidente Vargas, o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD/CE) concedeu uma liminar, ontem, garantindo a torcida Fortaleza (clube visitante) o direito de 10% dos ingressos para o jogo do próximo domingo.

"A Procuradoria do TJD/CE pleiteou (esta medida cautelar) por entender que o acordo firmado entre as três partes (Ceará, Fortaleza e Federação Cearense de Futebol) de jogar com somente uma torcida fere o regulamento da competição", explicou o presidente do Tribunal, Antônio Rodrigues, em entrevista ao Diário do Nordeste Online.

O presidente ainda afirmou ter ouvido em programas de rádios e visto nas mídias sociais alguns torcedores do Tricolor do Pici dizendo que iriam ao jogo de qualquer forma. "Isso é uma temeridade, na hora do gol, ou de um pênalti, ele poderia ser identificado, e isso seria um risco iminente", pontuou o presidente Antônio Rodrigues.

Contraponto

Já o procurador do Ministério Público e membro do Núcleo de Desporto e Defesa do Torcedor (Nudetor), José Wilson Sales Júnior, acredita que a medida desrespeita o Estatuto do Torcedor, que "prioriza a segurança do torcedor. A interpretação de quem tomou esta decisão está destoada, pois o estatuto se refere a direito de 10% para a torcida visitante e todos sabemos que em jogos entre Fortaleza e Ceará isso não existe. O que ocorre é que, como os dois são clubes da Capital, dependendo do jogo, um ou o outro tem o mando de campo", esclareceu José Wilson acrescentando que lamenta o fato de todos os estudos e levantamentos feitos pela polícia terem sido desconsiderados.

"Isso não é uma questão pioneira do nosso Estado, em Minas Gerais, por exemplo, desde o ano passado eles adotaram partidas com torcida única, o que vem dando certo", completou o procurador. De acordo com José Wilson, agora, cabe à FCF entrar com uma ação para anular tal decisão. "Amanhã (hoje) entrarei em contato com o Departamento Jurídico da FCF para falar sobre o assunto", finalizou.